Inovação, Momentos de Pitch e a importância da compressão da divisão do trabalho

Post De Instagram De Convite Para Live Laranja E Amarelo - eeCoo sustentabilidade - Inovação, Momentos de Pitch e a importância da compressão da divisão do trabalho

Com muita alegria nós da eeCoo temos participado de diversas atividades que nos permitem conhecer empresas e grupos que apoiam a inovação e novos projetos para pequenas, médias e grandes empresas no Brasil.

Metodologias ativas, metodologias ágeis, instrumentos dinâmicos, ferramentas, estímulo à rapidez, muitas siglas e estrangeirismos tomam conta desses ambientes em que se conversa sobre inovação e possibilidades de novos negócios e produtos.

O grau de exigência e rigidez destes momentos, especialmente dos Momentos de Pitch, nos fazem ser rápidos, sucintos, dinâmicos, criativos, dentre outros adjetivos.

Nós da eeCoo, participamos de diversas etapas de processos distintos, o que nos tem permitido aumentar nossa rede de contatos, promover nossa marca e nossas idéias. Somos bem recebidos em alguns processos e em outros, sabemos que a aceleradora busca outro tipo de negócio.

Percebemos entretanto, em vários dos processos que o foco da busca pela inovação está quase sempre na busca por um novo produto e quase nunca na busca de um novo processo ou nova visão em relação à divisão do trabalho, conceito acadêmico que expressa a organização da produção em todo o planeta.

Sim, a cadeira em que nos sentamos não é produzida toda em uma só localidade, e no geral sequer é produzida em nosso país. Os aparelhos que utilizamos, as roupas, cosméticos, dentre outros produtos, em boa parte são produzidos na China. Esse é um fenômeno de concentração da produção no espaço, bem como de divisão territorial ou internacional do trabalho.

Isso não significa que não há produtos oriundos do nosso país. Em nosso catálogo temos hoje mais de 50 tipos de produtos e a eeCoo tem como meta e responsabilidade diversificar sua oferta para um mercado crescentemente exigente, pois acreditamos em um país melhor e um país melhor depende também de produção local e regional de produtos necessários às nossas vidas. E isso nós temos também!

Atualmente, já são mais de 86 toneladas de plásticos que deixaram de ser enviados para aterros só em 2021. Se considerarmos os últimos 4 anos, a eeCoo apoiou a conversão do uso de produtos sustentáveis e possibilitou que mais de 270 toneladas de plástico convencional fossem economizadas, pois promoveu solução alternativa e ambientalmente melhor.

Mas é importante conhecer a divisão do trabalho na cadeia produtiva de diversos setores, inclusive do de embalagens, e ocorre que há diversos países importando produtos e soluções, dentre eles o Brasil, e que há claro potencial para que nosso país seja um agente competitivo nesta cadeia produtiva.

Assim, convidamos todos a pensar e apoiar projetos de inovação e sustentabilidade, com conhecimento de que boa parte dos produtos inovadores e ambientalmente melhores não são produzidos ainda em nosso país. Mas, chamando a atenção para este fenômeno, justamente estamos aqui para oferecer novos caminhos e sermos ativos e produtivos nessa transformação.

E então, vamos juntos!?

Cintia Godoi

Compartilhar este post: