Diálogos sobre inovação e Sustentabilidade na Campus Party – Goiás – 2020

Cintia Godoi Eecoo Campus Party - eeCoo sustentabilidade - Diálogos sobre inovação e Sustentabilidade na Campus Party – Goiás – 2020

A Gerente de Produtos da eeCoo Sustentabilidade, Cintia Godoi, esteve presente na Campus Party 2020, em edição totalmente virtual, e teve oportunidade de participar do Palco Green Deal.

Para estimular o debate, a geógrafa fez uma fala com tema abrangente e tentou articular elementos para a inovação, como se dão os investimentos para inovação em diferentes localidades, e como o espaço se torna importante para apoiar a construção do pensamento coletivo e, portanto, a inovação, entendida como mudança, transformação em processos ou produtos, mas como algo que não está apenas ligado ao agente empreendedor, mas à classe criativa.

Após abordar o processo de entendimento dos estímulos à inovação como estímulos que devem ser direcionados à grupos e espaços organizados da produção, foram levantados elementos dos problemas vivenciados pela Pandemia no Setor, como a necessidade da produção do conhecimento e da inovação à distância.

Também foram tratados as possíveis alterações normativas para espaços produtivos, diminuindo, provavelmente o número de trabalhadores atuando simultaneamente no mesmo espaço, além do fortalecimento das pressões sociais e econômicas por produtos mais sustentáveis em toda sua concepção, não apenas nos processos produtivos.

O exemplo trazido foi o setor de embalagens que sofre pressão por novos produtos descartáveis que possam ser sanitizados, por exemplo, em função deste hábito fortalecido pelo contexto da Pandemia, mas que não sejam tão impactantes ambientalmente.

Assim, em se tratando de negócios verdes, e atuando pela eeCoo Sustentabilidade, a gerente sinalizou os descartáveis de fontes renováveis e descartáveis biodegradáveis como produtos que podem ser entendidos como altamente competitivos.

Para finalizar, a gerente disse ter sido uma experiência importante para a carreira, que trouxe novidades para sua atuação, como o controle de 3 telas e 2 chats de maneira simultânea à fala.

Um evento dinâmico e importante que trouxe lugar de fala para diversos profissionais e poder colocar em debate os desafios dos ambientes de inovação e da sustentabilidade.

Abaixo alguns comentários sobre a fala de Cintia Godoi:


Segundo Natália Rodrigues (Sanitarista e Mestre em Gerontologia), foi uma boa abordagem apesar do pouco tempo:

“Gostei da abordagem! Há uma parte bem específica da área de inovação e tecnologia que confesso que me dá um pouco de “tilt”. É incrível como essa questão de linguagem constrói guetos de conhecimentos e de trocas. Mas gostei muito e achei curto o tempo… Fiquei com vontade de te ouvir mais, de aprofundar nas relações dentro desses ambientes (dentro das empresas e entre elas) e aprofundar em entender o que, e como o ser humano produz, e é produzido frente essas inovações.”

Já para Samantha Cunha (Doutora em Economia), o tema debatido trouxe ideias transformadores:

” Sua fala também suscita outras questões (o que é um ótimo resultado alcançado), por exemplo, como o papel da inovação está ligado à transformação social dos países… algo que ganhou força com o avanço das tecnologias digitais… É muito bom escutar profissionais de outras áreas, é uma troca muito boa… É o seu olhar de geógrafa sobre a teoria neo-schumpeteriana, sobre hierarquia urbana, o poder de determinar as cidades, transformações territoriais…, etc.. Penso que sua apresentação foi um aperitivo, gerou o sentimento de: quero ler mais sobre o tema, preciso pensar mais sobre essas questões…

Para conferir este diálogo na íntegra, basta clicar no link abaixo:
Campus Party – Green Deal – Goiás

Cintia Godoi

Cintia Godoi

Compartilhar este post: