09 dicas da eeCoo para você curtir a festa mais popular do Brasil, o CARNAVAL.

Aline Foto Gaaacastello - eeCoo sustentabilidade - 09 dicas da eeCoo para você curtir a festa mais popular do Brasil, o CARNAVAL.

Faltam 12 dias para o Carnaval e nós da eeCoo sustentabilidade reunimos neste post 9 dicas super legais e fáceis de fazer para que você curta a sua folia de forma mais ecológica.

Vejam só que bacana:

1 – Reciclar, Renovar ou Reutilizar fantasias!

Você pode usar estes conceitos na hora de montar sua fantasia. É possível reutilizar uma de outro ano ou outra festa. Vale também customizar uma já antiguinha, pegar uma roupa que já não use tanto e usar a imaginação com objetos que tenha em casa e mesmo trocar com um amigo. Enfim, reaproveitar materiais é o que há de mais legal!

2 – Se enfeitar com produtos mais sustentáveis!

Há diversos produtos que podem ser utilizados para aproveitar a festa com uma pegada mais sustentável. Desde produtos veganos e biodegradáveis, à produtos produzidos local ou regionalmente! 

Se for usar glitter, por exemplo, use os biodegradáveis feitos de minerais e algas. Os glitter comuns vendidos por aí são microplásticos e por não serem filtrados em nenhum sistema vão parar direto nos rios e oceanos, virando alimento para uma cadeia de animais.

Mas super dá para curtir sem glitter também. Nada que uma boa maquiagem bem colorida não ajude a nos deixar lindas (os) para a festa.

3 – Para se hidratar e se alimentar, considere sempre opções mais ecológicas!

Leve com você pequenos materiais reutilizáveis, como garrafas, copos, canudos e talheres. Além de ajudar na hidratação e na boa alimentação, super importantes na sua maratona de festas, você deixará de contribuir para que milhares de copos, talheres, canudos e garrafas de plástico sejam jogados fora e na maioria das vezes em locais inadequados, colaborando para o aumento no volume de resíduos em lixões, bueiros e aterros sanitários.

4 – Apoiar os empreendedores conscientes.

Esqueceu de levar os reutilizáveis? Então dê sempre preferência para os comerciantes que usam copos, pratos, talheres e canudos biodegradáveis e compostáveis.

A eeCoo tem uma linha muito diversificada de biodegradáveis e compostáveis, com materiais leves, resistentes e que podem ser lavados e usados muitas vezes. #ficaadica

5 – Fazer descartes com consciência.

Para a longevidade das festas, especialmente em ambientes públicos, é imprescindível que façamos descarte dos resíduos de maneira correta.

Dê preferência para consumir a cervejinha nas latinhas de alumínio, já que elas são recicladas com mais eficiência que outros materiais, como o vidro. E claro, faça seu descarte de maneira correta para que ela possa ser reciclada e se tornar uma nova lata.

6 – Enfeitar o ambiente!

Aproveite tudo que tiver nos quintais e praças para pensar em enfeites naturais. Por exemplo, os confetes são de papel, mas dá para você fazer o seu e ainda usar recursos que já estão aí na natureza como as folhas secas.

Você só precisará de um furador, folhas secas e disposição para fazer. Dá para usar também folhas já impressas que vocês usariam para rascunho. Depois é se orgulhar de levar para seu bloco um produto ecológico que você mesmo fez.

7 – Se preparar para curtir!

O Carnaval é uma das maiores festas do mundo. É uma festa para curtir muito e é comum andarmos muitos quarteirões. Por isso, é importante usar roupas confortáveis e acessórios que te ajudem a estar preparada para um dia inteiro de folia!

Assim, indicamos o uso de mochilas ou sacolas retornáveis, ao invés de sacolas descartáveis de plástico. Portanto, recuse as sacolinhas sempre que puder.

8 – Descartar o lixo corretamente. Lugar de lixo é no lixo!

Camisinhas, bitucas e lixos diversos devem ser jogados nas lixeiras. Vamos lá! Muito cuidado onde você joga as bitucas! Não é no chão e nem dentro de latas e garrafas.

Dentro destes recipientes elas podem atrapalhar ou até impedir o processo de reciclagem. Além disso, aumentam a quantidade de água exigida na limpeza e dão ainda mais trabalho para o pessoal que trabalha nas cooperativas.

9 – Divertir-se muito!

Não se esqueça de levar também muita animação, amor e respeito por todas as pessoas e pelo planeta.

Pronto! Não tem erro. É possível curtir o carnaval e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo.

Gostou deste post? Compartilhe em suas redes sociais e deixe mais amigos ficarem por dentro destas dicas!

Foto: @instadobra

Avatar

eeCoo

Compartilhar este post: