SEMANA DO LIXO ZERO 2021 GOIÂNIA | GO

Semana Lixo Zero Goiania - eeCoo sustentabilidade - SEMANA DO LIXO ZERO 2021 GOIÂNIA | GO

O calendário de eventos e de debates sobre Sustentabilidade é crescentemente maior e mais rico. Não é fácil estarmos atentos à tantas frentes, tantos debates, todos de extrema importância para pensar nossa sobrevivência, nossa atuação e nossa oportunidade de melhorar o mundo. Neste sentido, a eeCoo escolhe sempre com muito carinho eventos para estar presente.

Semana Lixo Zero Goiania - eeCoo sustentabilidade
Um pouco da nossa participação no evento Semana Lixo Zero em Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Semana Lixo Zero - eeCoo sustentabilidade
1 – Kit premiação concurso 2 – exposição dos produtos estande do evento

Um evento que nos parece de fundamental magnitude é a Semana do Lixo Zero. Esta ação, criada pelo Instituto Lixo Zero se faz presente em diversas cidades do Brasil, e tem suporte do referido instituto para organização e execução. Link aqui: https://www.semanalixozero.com.br/

Em Goiânia já estivemos presentes por mais de uma vez e pudemos perceber a importância das atividades desenvolvidas: conscientização, educação, coleta de resíduos, apresentação de projetos locais e regionais, dentre outras.

Em 2021 a eeCoo esteve presente nas atividades de coleta de resíduos do Drive Thru da Praça Universitária e pôde acompanhar a participação da sociedade que pôde descartar com segurança materiais diversos como garrafas PET, lâmpadas, papel, dentre outros. Enquanto as pessoas traziam os materiais eram recebidas por pessoas da organização do evento que conversavam e tiravam dúvidas sobre descartes adequados. Estiveram presentes arquitetos, professores, geógrafos, biólogos, dentre outros profissionais que se dispuseram a apoiar as atividades e dialogar com a população que participou do evento. 

Houve também exposição de projetos associados à ideia de sustentabilidade como a produção de bloquetos oriundos de resíduos de construção civil, doação de mudas de espécies do Cerrado por órgãos públicos. Em diversos lugares da cidade se articularam pessoas e foram oferecidas atividades. Houve feira de exposição também de produtos artesanais, produtos derivados de resíduos, e produtos oriundos de cultura popular local e regional.

A eecoo também se fez presente nesta feira e foi possível ampliar a apresentação dos produtos local e regionalmente com o alcance da exposição.

Esperamos ansiosos para poder participar novamente do evento em 2022, e parabenizamos ao grupo de Goiânia que articula a realização da Semana do Lixo Zero na capital de Goiás, e que proporciona que estejamos no calendário nacional de atividades destinadas a pensar a importância da redução da produção de lixo, e ampliação do cuidado com nosso planeta!

Cintia Godoi

Compartilhar este post: