FISPAL TEC EXPERIENCE 2020

Evento Fispal Tec 2020 - eeCoo sustentabilidade - FISPAL TEC EXPERIENCE 2020


Nos dias 06 a 09 de outubro de 2020 aconteceu a Fispal Tec Digital Week

Este evento é um dos mais importantes do setor de alimentos e bebidas, especialmente voltado para oferecer contato para empresários dos setores atacadista e varejista que buscam soluções em maquinários, logística, automação industrial, tecnologia em processos, equipamentos para processamento, envase de alimentos e bebidas, robótica, embalagens, máquinas para embalar e soluções para controle de contaminação, sanitização e outros.

A Fispal Tec Digital Week é parceira da Fispal Food Service que é um evento para apoiar empreendimentos de alimentação fora do lar, sejam restaurantes, lanchonetes, bares, hamburguerias, padarias, pizzarias, cafeterias, cozinhas industriais, docerias, casas de salgados, pastelarias e outros.

Neste ano de 2020, o evento trouxe webinars com debates e conferências, e também disponibilizou documentos exclusivos para download em 4 dias, com 08 atividades por dia. Neste ano, o evento se estruturou de maneira virtual em função da situação de pandemia. Assim, os temas apresentados, debatidos e expostos trouxeram os principais desafios para empreendedores do setor que buscam soluções em diversos aspectos.

Nós da eeCoo acompanhamos o evento e consideramos que houve disponibilização de materiais de excelente qualidade e debates extremamente importantes para as atividades do setor produtivo e dos principais temas socioambientais.

A “mesa” intitulada “Embalagens, economia circular e Sustentabilidade” trouxe representantes de empresas como Tetra Pak Brasil e Cone Sul, Avery Dennison da América Latina, Nestlé, Ambev e Unilever Latam. 

Figura 01 Fispal Tec - eeCoo sustentabilidade


As falas dos participantes foram estimuladas e articuladas pela moderadora Luciana Pellegrino, Diretora Executiva da Associação Brasileira de Embalagem. Acompanhamos a rica discussão e indicamos que os interessados no tema acessem e assistam.

O tema economia circular é complexo e de maneira geral apresenta apenas parte de seu conceito, muitas vezes concentrado apenas na parte de aproveitamento do material residual.

As representantes presentes no debate se mostraram conhecedoras e especialmente preocupadas com produtos que sejam construídos pensando no máximo aproveitamento, com posterior retorno à natureza para ser degradado sem prejuízos ambientais. Por essa razão, consideramos um material importante para expor como empreendedores e especialistas em embalagens estão conectados com as potencialidades e fragilidades da relação entre embalagens e sustentabilidade.

O “Talk Show: uma perspectiva global para os principais desafios do setor de embalagem. Sustentabilidade, segurança alimentar e economia de alimentos na visão do Presidente da WPO.” Este diálogo foi realizado por Pierre Pienaar – Presidente da WPO – Organização Mundial de Embalagens e chefe da PackTech Solutions, junto com Liliam Benzi – líder da LDB Comunicação e Presidente da IPPO – Organização Internacional da Imprensa sobre Embalagens.

Estes representantes do setor apresentaram uma perspectiva de que as embalagens devem ser compreendidas como parte da solução dos problemas ambientais e sanitários do planeta e não como um problema. Porém, é preciso avançar para desenvolvimento e distribuição de embalagens que atendam a sociedade, protejam o consumo de alimentos e bebidas e que ao mesmo tempo não gerem impacto ambiental.

Fispal Tec 1 - eeCoo sustentabilidade


No que diz respeito aos materiais disponibilizados, Indumak, Tetra Pak e Endress Houser proporcionaram acesso à documentos e estudos que podem apoiar análises e escolhas para o setor produtivo.

Embalagens sustentáveis também foram um dos temas abordados, contemplando temas da Economia Circular como materiais, desenho e outros fatores, mas houve também mais de uma apresentação sobre embalagens do futuro.

Mario Narita esteve presente no evento e apresentou a importância de se pensar como serão e como já estão se estruturando empreendedores e produtos do setor. Propósito, Tecnologia que Informa, Tailor Made (feito especialmente para você), Criatividade na Entrega, O Poder da Experiência e Economia Circular foram indicadores abordados pelo especialista em design e embalagens para pensarmos as transformações em vigência.

No que diz respeito ao Propósito, se chamou a atenção para a importância de apresentar causas e expor ativismo nas embalagens. Nesse sentido, foi apresentado o exemplo das embalagens que prestam tributos aos heróis do cotidiano na China.

Fispal Tec Week 2020 - eeCoo sustentabilidade


Também foram apresentados exemplos de empresas que reconheceram seus erros ao se utilizar de estereótipos e representações racistas em suas embalagens, e isto está também se transformando e sendo retirado das apresentações dos produtos.

Para expor a importância da Tecnologia que Informa foi apresentado que a cadeia de produção de cada produto passa a ser crescentemente mais relevante aos consumidores que vão avaliar a mão de obra envolvida no processo, a localização, fornecedores, dentre outros aspectos. Foi apresentado exemplo de supermercado francês em que os produtos apresentam em suas gôndolas ou embalagens a latitude e longitude exata de onde foram produzidos. Origem, produção, relações de trabalho, manuseio e autenticidade do produto até chegar ao consumidor estão sendo analisados por todos os consumidores.

No que diz respeito à autenticidade e rastreabilidade dos produtos, estão sendo apresentados diversos instrumentos para controle, incluindo tecnologia blockchain para confirmar a veracidade e origem de produtos de alta qualidade.

Assim, foi apresentada a importância de se ter um bom produto e de ser correto em “todos os pontos de contato, desde a extração, produção, venda até o descarte”. Esses elementos apoiam os serviços de personalização e estão ganhando escala, favorecendo as ações “Tailor Made”.

Foi apresentada uma empresa que produz cervejas específicas para o gosto de cada consumidor cliente, bem como uma empresa de tingimento de cabelos que oferece serviços de consultoria de acordo com o tipo e histórico de cabelos, e outros exemplos. Para conhecer indicadores de Criatividade na Entrega foram apresentados casos de empresas que adaptaram seus produtos para entregas, com garrafas mais achatadas para serem enviadas por correios.

No que diz respeito ao Poder da Experiência, Narita argumenta que houve uma aproximação entre clientes e marcas com as compras online, e que isso gerou valorização do chamado “Prazer em abrir uma caixa”, experiência compartilhada em redes sociais. Este novo hábito gera uma valorização da experiência de receber um produto, e consequentemente cria uma demanda para que as empresas proporcionem novidades nessa área, com uso das embalagens para divulgação de ideias, novidades, frases de impacto, cheiros, e outras formas de proporcionar encantamento.

Para finalizar os principais indicadores para o setor produtivo de embalagens no futuro, o especialista diz que não há como as empresas se manterem no mercado se não considerarem as exigências da ideia de Economia Circular. Ele trouxe exemplos de empresas de alimentos que estão alterando suas embalagens convencionais para embalagens que se degradam, e com isso as marcas tem se esforçado para dar novo significado em suas relações com as embalagens.

Assim, chamamos a atenção para este rico evento, para a importância deste tipo de debate e seguimos nossas ações na eeCoo sustentabilidade buscando ser referência na oferta de produtos e serviços que apoiem o desenvolvimento sustentável.

Para acessar os materiais originais do evento sugerimos acessar o link abaixo. Todo o material ficará disponibilizado por um ano e cabe destacar que há muito mais do que trouxemos nesta breve apresentação do evento.

Sugerimos que todos os interessados neste tipo de debate e de produtos acessem o link e usufruam do compartilhamento desse conteúdo de qualidade.

https://fispaltecxperience.com.br/fispal-tec/home

Fonte: Fispal TEC Experience

Cintia Godoi

Cintia Godoi

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