Festa Junina Lixo Zero: 05 dicas para festejar junto com o meio ambiente.

Embalagens sustentaveis - eeCoo sustentabilidade - Festa Junina Lixo Zero: 05 dicas para festejar junto com o meio ambiente.

O mês de junho chegou e com ele as tradicionais Festas Juninas que aquecem o coração dos brasileiros.

Quem não gosta de um bom quentão, canjicada, pé de moleque ou bolo de milho? Só tem um problema nestas delícias juninas: a quantidade de lixo gerada, em especial os descartáveis feitos de plástico convencional.

Mas a boa notícia é que há alternativas para deixar sua festa muito mais sustentável e de bem com a natureza! Vamos conferir?

1. Use talheres, pratos e vasilhas biodegradáveis ou compostáveis

Em festas o uso de descartáveis se torna prático e eficiente. A boa notícia é que hoje em dia existem muitas opções de pratos, talheres e vasilhas feitos de matérias-primas renováveis, como o amido de milho, bagaço de cana, madeira, papel, PLA, dentre outros materiais, que vão se decompor muito mais rapidamente do que os plásticos!

Além disso, estes produtos biodegradáveis e compostáveis são bem resistentes e não vão quebrar com facilidade, derrubando a comida como acontece com muitos descartáveis de plástico. Consequentemente, você poderá usá-los mais vezes e assim descartar uma menor quantidade de resíduos, gerando economia também para sua festa.

A eeCoo oferece linhas de produtos biodegradáveis e compostáveis ideais para estas ocasiões. Veja opções de embalagens sustentáveis aqui.

Ah, importante dizer que nossas embalagens biodegradáveis e compostáveis são livres de BPA (Bisfenol free), uma substância química encontrada no plástico e liberada quando em contato com bebidas quentes, sendo prejudicial a nossa saúde.

2. Ofereça copos descartáveis feitos de fontes naturais.

Um dos itens mais comuns nos resíduos de eventos são os copos descartáveis de plástico e isopor. Embora alguns deles possam ser reciclados, infelizmente no Brasil a reciclagem ainda é incipiente, e assim a maior parte destes copos acaba parando em aterros e lixões.

A solução seria não usá-los, substituindo-os por copos duráveis. Mas em muitas festas e eventos isso se torna inviável, por isso o uso de descartáveis se tornou necessário e amplamente difundido, inclusive por questões de saúde e higiene. Desta forma, uma solução inteligente e sustentável para festas que precisam de descartáveis é usar copos biodegradáveis e compostáveis.

E você ainda pode aproveitar a ocasião para conscientizar os convidados sobre a importância do consumo consciente, comunicando e orientando o público para usar o mesmo copo até o final da festa. Uma dica é disponibilizar canetas para que anotem seus nomes para não perder os copos. Afinal, não é porque é sustentável que precisa ser usado em grande quantidade, não é mesmo?

Esta atitude ajudará a usar menos copos, gerando economia, reduzindo gastos e diminuindo o impacto ambiental de sua festa.

3. Canudos só se forem compostáveis

Muitas pessoas nem utilizam mais os canudos e nós apoiamos esta atitude. Aliás, nosso lema é “Se precisar usar descartáveis, que sejam biodegradáveis e compostáveis”.

Mas sabemos que ainda há ocasiões que precisam do uso de canudos, e neste caso temos alternativas melhores do que os de plástico, que demoram centenas de anos para se decompor e acabam parando nos nossos rios e oceanos.

Uma boa opção são os canudos feitos de papel, sem nenhuma película revestida de plástico. Eles são feitos de celulose proveniente de madeira de reflorestamento e são compostáveis, ou seja, em até 180 dias irão se decompor totalmente.

4. Separe corretamente o lixo do evento

Chegar ao final do evento com o local limpo e todos os resíduos separados é um sonho possível. Para isso, ofereça coletores ou lixeiras dos principais tipos de resíduos, ou seja, plásticos, vidro, metais, papel e resíduos orgânicos. Lembre-se de distribuí-los de forma ampla e por pontos estratégicos da festa.

Comunique corretamente como descartar cada item, assim os participantes conseguirão colaborar e fazer a separação do seu lixo corretamente.

Lembrando que as embalagens biodegradáveis devem ser descartadas junto com os orgânicos.

5. Os produtos de limpeza podem e devem ser lixo zero também!

Vocês já ouviram falar em limpeza lixo zero? E se eu te contar que já existem opções de produtos de limpeza que eliminam o uso de plástico em suas embalagens! Sim, hoje é possível uma limpeza que gere menos lixo plástico como os que comercializamos da Desembala. São sachês feitos com refil hidrossolúvel, vegano e cruelty free!

A Desembala e a @eecoobrasil se uniram pelo propósito de diminuir o uso de embalagens plásticas nos produtos de limpeza, de forma prática e leve! Conheça esta novidade aqui.

Dê mais significado para as Festas Juninas e transmita a mensagem da sustentabilidade aplicando estas 05 dicas. E não somente nas festas juninas, mas em qualquer evento que você se propor a fazer.

Ah, vale lembrar que festa sustentável também inclui evitar desperdício de alimentos, dar preferência para produtores e fornecedores locais e evitar itens plásticos na decoração! Estas atitudes também lhe ajudarão a reduzir a pegada ecológica de seu evento.

Sabemos que ser um consumidor consciente é uma prática diária e nem sempre a tarefa é fácil. Mas se praticarmos e olharmos com carinho para os detalhes, encontraremos muitas soluções possíveis ao nosso redor.

Fazer uma festa sustentável irá colaborar para despertar a consciência ambiental nas pessoas e assim incentivá-las a seguir este exemplo!

Vamos juntos!

Revisão: Maurício Godoi

Carina Freitas

Compartilhar este post: