eeCoo apoio projeto horta no IFG de Aparecida de Goiânia.

Ifg Aparecida De Goiania - eeCoo sustentabilidade - eeCoo apoio projeto horta no IFG de Aparecida de Goiânia.

O projeto Horta no campus: construindo a cultura da alimentação sustentável, elaborado e coordenado pela professora Manuela Alvarenga do Nascimento do IFG – Instituto Federal de Goiás – no campus Aparecida de Goiânia, teve como principal objetivo a criação de uma horta, sem o uso de insumos químicos, com o intuito de promover uma interação teórico-prática dos alunos matriculados nos 1º e 2º ano do Ensino Médio Integrado.

Constantemente lidamos com notícias sobre “o transgênico”, o excesso de agrotóxicos, a destruição da biodiversidade para o cultivo de monoculturas que denunciam problemas ambientais. Portanto, saber sobre a origem dos alimentos e a forma como foram cultivados se torna algo tão importante hoje em dia.

Por este motivo, criar ações voltadas para a educação alimentar entendidas como prática cidadã pelas instituições educacionais é fundamental. Colaborando para estimular nos alunos a reflexão sobre os alimentos, os hábitos alimentares saudáveis e o conhecimento sobre técnicas sustentáveis de cultivo de alimentos.

O projeto horta vai até dezembro deste ano e ao final espera-se que os alunos tenham ampliado suas capacidades de percepção sobre  os alimentos.

Além disto, os conhecimentos teóricos, juntamente com as práticas na horta e nas oficinas  contribuirão para criar e fortalecer hábitos que valorizam os alimentos sustentáveis.

A eeCoo apoiou o projeto horta doando parte da estrutura para um dos espaços, pois acredita que sustentabilidade alimentar contribui não somente para a saúde das pessoas, mas para toda uma cadeia e conservação do meio ambiente.

Em agradecimento, a professora Manuela nos convidou para conhecer o local, sua estrutura e poder bater um papo com os alunos com o intuito de esclarecer dúvidas sobre as embalagens biodegradáveis e compostáveis.

“Acho importante despertar a consciência ambiental nos usos desses descartáveis que poluem tanto, quando são de plástico. As pessoas precisam saber que existem produtos descartáveis e sustentáveis. E estes produtos, ao meu ver, já deviam ter ocupado o lugar dos copos de plástico”, comenta a professora.

Segundo Manuela, “É fundamental que as pessoas saibam que já existem alternativas próximas a elas. Ao meu ver, o exemplo da eeCoo deve ser amplamente difundido, para que surjam outras empresas e se crie um mercado com uma concorrência saudável entre produtos que não danificam a sociedade.”

Abaixo algumas fotos da horta e dos aluno do IFG – campus Aparecida de Goiânia.

*Texto com informações contidas no Projeto.

Avatar

eeCoo

Compartilhar este post: