Composto orgânico: solução para a agricultura?

Semana Da Compostagem - eeCoo sustentabilidade - Composto orgânico: solução para a agricultura?

Um resumo do debate realizado durante o evento – Semana da Compostagem Planta Feliz 2022.

No último dia 19 de abril, às 19 horas, aconteceu mais uma live da programação da Semana da Compostagem Planta Feliz 2022, organizado pela equipe do Planta Feliz Adubo Orgânico, e nós estávamos juntos prestigiando o evento!

Com o tema ” Composto Orgânico: solução para a agricultura?” A live contou com a participação dos pesquisadores Kátia Beltrame, Antônio Storel e Fernando Carvalho Oliveira.

Profissionais experientes, com uma riqueza de conteúdo sobre compostagem, um aula e tanto sobre o tema que trouxe muito aprendizado. 

Eles deram um histórico interessante sobre como a agricultura brasileira ainda é muito habituada a usar principalmente fertilizantes minerais (derivados da mineração de rochas), apontando que é necessário compostar resíduos orgânicos em grande escala para suprir o campo. Dentre as vantagens da compostagem destes resíduos para a sociedade e agricultura eles apontaram:

  • gerar impactos positivos no meio ambiente pela melhor destinação, compostagem e aproveitamento dos resíduos orgânicos;
  • o composto produzido a partir de resíduos orgânicos é vivo, tem grande abundância e diversidade de microorganismos, e por isso mesmo favorece a absorção de nutrientes pelas plantas. O uso dos compostos orgânicos pode, portanto, produzir fertilidade no solo por um tempo maior, e até mesmo recuperar solos degradados que já perderam sua camada orgânica;
  • o uso destes compostos orgânicos pode até mesmo diminuir o custo com uso de fertilizantes minerais, pois os microorganismos que vivem no solo vivo de compostagem aumentam a eficiência de absorção de nutrientes nas plantas, por isso pode-se usar menos fertilizantes minerais.

Iniciativas como a do Planta Feliz se tornam crescentemente importantes porque precisamos estabelecer relações de máximo aproveitamento dos nossos recursos! A eeCoo está atenta aos debates sobre compostagem e soluções sustentáveis de maneira geral.

Esperamos ter mais oportunidades como essas para nosso aprendizado e para compartilhar bons materiais com todos os que buscam um mundo diferente e melhor. Parabenizamos o Planta Feliz pela bela iniciativa!

Veja o debate na íntegra no link abaixo direto no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=W0scX9o2PGU

Mauricio Godoi

Compartilhar este post: